terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vamos Customizar?

Se você não sabe o que fazer com aquela roupa que está a tempos no armário sem uso, mas também não quer se desfazer dela, que tal renová-la através da customização de roupas? Trata-se de uma excelente forma de obter uma nova peça com economia, além de ser uma terapia, particularmente amo! Gosto de pegar minhas peças e da minha filha e dar uma cara nova a elas. Na minha casa isso vira uma grande diversão.
Tenho ensinado essa arte pra muitas crianças e o resultado é muito surpreendente.
Primeiro passo, antes de pensar em customizar uma peça é necessário separar o material que será usado. Eles devem estar sempre à mão para facilitar o trabalho. Os materiais fundamentais para elaborar uma boa customização são: cola quente; cola para tecido; alfinetes; agulha; linha e tesoura. Vale lembrar que se deseja aplicar adesivos na peça, também deve fazer uso de um ferro de passar..
Decidido o que  fazer com a peça, chegou o momento de escolher o tecido ou os materiais que serão usados. Recomendo  que se deve prestar atenção nas características da peça, em especial com itens mais rígidos, que podem não aceitar muito bem a cola quente.
 É possível customizar todo tipo de roupa ou acessório. Dessa forma, bolsas, calças, camisetas, jaquetas e outros podem ficar de cara nova. Para os principiantes, o ideal é começar com uma camiseta básica de algodão. Outra boa sugestão para começar a customizar é transformar uma calça jeans velha em shorts, além de desfiar, é possível deixar a peça ainda mais personalizada aplicando enfeites como adesivos, botões e tachinhas.
Os procedimentos mais simples e que mudam a cara das peças na hora são: cortes nas laterais, barras, decotes e mangas. No caso dos iniciantes que desejam começar com uma camiseta, uma boa dica é dobrar a peça ao meio para não errar no tamanho.
Se você deseja preservar o corte, o legal é investir em acessórios de fácil aplicação, como adesivos, apliques, miçangas e lantejoulas.
Já para quem possui mais afinidade com linhas e agulhas, pode transformar as peças completamente. Dessa forma, uma calça jeans velha pode ser transformar em bolsa ou em saia, mas para elaborar essas peças é preciso ter atenção com os desníveis para que um lado não fique maior do que outro. É bom medir onde se deseja cortar e marcar de forma correta para que a peça fique alinhada.
Outro recurso interessante para renovar uma peça de roupa é tingi-la. Porém, antes de começar, a peça deve ser lavada e seca antes do tingimento.
Existem diversos produtos disponíveis no mercado para o tingimento de tecidos, como tintas, fixadores e corantes. O ideal é começar com um fixador, pois ele é de fácil preparo, basta misturá-lo com água e ferver junto com a peça.
O tie-dye é outra forma de tingimento que está muito na moda, feito por meio de uma mistura de tinta, sal grosso e água. A estampa da camiseta é elaborada através de amarrações com barbantes, formando um desenho ao gosto de cada um.

Então divirta-se Customizando com as crianças!






É o máximo ver o resultado da customização.

Happy Day!!!
Bjs!! Bjs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário